domingo, 15 de março de 2009

DENTRE SPYWARES, PHISHINGS, VÍRUS, SPAMS.

Há inumeras mensagens eletrônicas circulando pela rede. Como o aumento de usuários é constante, (a maioria desinformada sobre o assunto) a tendência de contaminações virtuais é cada vez "maior". Mas também não podemos colocar a culpa nos usuários, apesar de imprudentes.

SPYWARES: Esse normalmente não identificamos no uso diário, pois a função do mesmo é de agir "silenciosamente", o spyware tem como objetivo enviar informações importantes ou "não" de seu computador para outro destino (normalmente servidores).

O que eles ganham com isso?

Informações como: sites visitados, arquivos temporários, cookies, favoritos, softwares instalados, senhas e números de contas usadas através de seu(s) navegador(es) (Internet Explorer, Mozilla, Opera, Nescape, Safari, Chrome, MSN Explorer...)algumas dessas informações citadas são usadas para lesar o usuário (furtos, transferências e ou danos), outras para fins estatísticos é isso mesmo que eu disse, Fins Estatísticos! algumas empresas que não têm capacidade de trabalhar numa estratégia de marketing e apelam para o "Underground" (submundo) da Internet. Saber seus sites prediletos, ajuda a terem uma direção no mercado.

PHISHING: A forma mais recente dentre as citadas, nem por isso deixa de merecer nossa atenção. "Clona" um e-mail de seus contatos (o que quer dizer que eles estão contaminados ou que sua agenda de contatos foi copiada por um spyware (espião) ) e enviam uma mensagem eletrônica há você.

Mensagens comuns

"Veja as fotos..." - "Sua conta foi bloqueada..." - "O msn será pago a partir de..." - "Não sei como lhe contar, mas..." - "Atualize seus dados..." - "Você foi escolhido..." - "Big Brother Brasil..." - "Convite para minha fomatura..." - "Intimação..." - "Consulado exige..." - "Sua opotunidade de ganhar dinheiro fácil" e muitas outras...
O Phishing tem por objetivo instalar algum software malicioso em seu computador.

Dica: Jamais faça ou atualize cadastros online, toda empresa tem um SAC ou Fone de contato, use-o (mas procure em uma fonte confiável, lista telefônica, 102, google, site da empresa "que não esteja no e-mail"). Seus amigos não lhe fariam um convite onde tens que clicar para visualizá-lo, seu/ sua namorado(a) jamais lhe trairia, quer dizer... não lhe enviariam um e-mail informando isso pelo menos.

SPAM: Também usa como tática as agendas de contatos, porem, lhe enviam e-mails de promoções, informações, catálogos, vendas, novidades e outros... Não costuma ser um remetente de sua agenda mas sim usa nomes de empresas (e-mails fictícios). Uma consequência dos spywares para fins estatísticos.

Então para que serve?

Justamente para que você clique no(s) link(s) e o redirecione para uma página que obtenha seus dados através de um formulário.

VÍRUS: Podemos dizer que todas essas formas sejam vírus e ainda existem várias outras. O objetivo de um vírus é danificar ou proliferar-se por seus arquivos ou rede de computadores com a intenção de se beneficiar de alguma forma de sua vunerabilidade.

Qual a vantagem nisso?

Há duas ilusórias vantagens (na verdade não é uma vantagem).
Fins lucrativos: Empresas de anti-vírus que não têm competência de agir no mercado (afinal, graças aos insetos vende-se inseticidas).
Status: No submundo não se usa dinheiro como valor de moeda mas sim o "status", é como uma hierarquia onde se está no topo quem conseguir burlar mais, ter novas formas de ataques e principalmente invadir sistemas públicos e/ ou privados. Isso traz ao Cracker (invasor que prejudica) uma sensação de prazer e satisfação.

Não há firewall melhor do que o "bom senso no uso das ferramentas tecnológicas"

Nenhum comentário:

Postar um comentário